sábado, 13 de setembro de 2008
Vírgula
1)
2) Justifique a vírgula.
Quando escolhi a selva para aprender a ser,......................
3) Justifique o uso dos dois pontos em um dos pensamentos acima destacados.
4)“Nada existe de grandioso sem paixão”.
A vírgula não foi usada no período acima transcrito.Justifique.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5) ‘Estendi minhas lições e aprendi a ser raiz.” Por que não usamos vírgula antes do e. Justifique .-------------------------------------------------------------------------------------------------
6) “Que os canalhas do mundo me provocam!” Justifique o uso do sinal exclamativo.
7) Interprete o pensamento
2) Justifique a vírgula.
Quando escolhi a selva para aprender a ser,......................
3) Justifique o uso dos dois pontos em um dos pensamentos acima destacados.
4)“Nada existe de grandioso sem paixão”.
A vírgula não foi usada no período acima transcrito.Justifique.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5) ‘Estendi minhas lições e aprendi a ser raiz.” Por que não usamos vírgula antes do e. Justifique .-------------------------------------------------------------------------------------------------
6) “Que os canalhas do mundo me provocam!” Justifique o uso do sinal exclamativo.
7) Interprete o pensamento
Dissertação
DISSERTAÇÃO
É um tipo de composição textual na qual se expõe idéias específicas amparadas por argumentos que as comprovem.
DISSERAÇÃO OBJETIVA: é o exame, análise,crítico de um assunto;transmite conhecimento de quem escreve e tem como objetivo “instruir e convencer”.
DISSERTAÇÃO SUBJETIVA: é o texto em que o autor externa a sua visão pessoal sobre determinado assunto, manifestando suas opiniões ou impressões.
ESTRUTURA- esse tipo de texto tem uma estrutura esquemática e facilmente identificável:
Introdução: consta de 2 frases:
É um tipo de composição textual na qual se expõe idéias específicas amparadas por argumentos que as comprovem.
DISSERAÇÃO OBJETIVA: é o exame, análise,crítico de um assunto;transmite conhecimento de quem escreve e tem como objetivo “instruir e convencer”.
DISSERTAÇÃO SUBJETIVA: é o texto em que o autor externa a sua visão pessoal sobre determinado assunto, manifestando suas opiniões ou impressões.
ESTRUTURA- esse tipo de texto tem uma estrutura esquemática e facilmente identificável:
Introdução: consta de 2 frases:
7-Justifique a vírgula no período sublinhado do último parágrafo.
8- Justifique o uso das reticências neste mesmo parágrafo.
9) Separe as orações do segundo período do texto acima.
10- Pontuar corretamente:
Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer. Camões
11- O pai recomendou aos filhos não corressem não exagerassem nas brincadeiras não perdessem o juízo.
12- Separar as orações do período:O papel que Lobato exerceu na cultura nacional transcende de muito a sua inclusão entre os contistas regionalistas.
8- Justifique o uso das reticências neste mesmo parágrafo.
9) Separe as orações do segundo período do texto acima.
10- Pontuar corretamente:
Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer. Camões
11- O pai recomendou aos filhos não corressem não exagerassem nas brincadeiras não perdessem o juízo.
12- Separar as orações do período:O papel que Lobato exerceu na cultura nacional transcende de muito a sua inclusão entre os contistas regionalistas.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
terça-feira, 9 de setembro de 2008
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
ASSASSINOS POR DISTRAÇÃO
Não somos marginais,mas somos todos homicidas em potencial.Basta um ato inconseqüente.
O Jornal Nacional,dias atrás,apresentou uma reportagem que merecia ser mais comentada.A história: na Flórida,dois rapazes e uma garota resolveram roubar algumas placas de "Pare" instaladas em cruzamentos.Motivo: falta do que fazer.Conseqüência: na noite seguinte, numa dessas esquinas desfalcadas de sinalização,três rapazes de 18 anos chocaram seu veículo contra um caminhão.Não sabiam que estavam atravessando uma preferencial.Tiveram morte instantânea.
O julgameno dos afanadores de placas foi televisionado.Os três choravam feito bezerros desmamados.Alegavam que udo não passou de uma brincadeira de mau gosto.Eram réus primá-
rios,quase crianças, e pediram clemência inútil.O juiz decretou 15 anos de prisão para cada um e disse estar sendo generoso, porque assassinos não costumam pegar menos de 30 .
Comovida com o arrependimento dos acusados, a mãe de um dos garotos mortos no acidente
chegou a pedir ao juiz que não os condenasse por tanto tempo, porque no presídio iriam conviver
com bandidos de verdade e o futuro deles ficaria irreversivelmente comprometido. Nada feito.
O juiz bateu martelo, e os três já estão vendo o sol nascer quadrado.
O juíz foi rígido?Na hora em que eu assistia ao telejornal vendo o desespero daqueles jovens e de suas famílias,achei que sim.Mas uma pergunta me veio à cabeça: quem,nos Estados Unidos,vai agora ousar roubar uma placa de sinalização? Só um demente.
A lição é clara: a irresponsabilidade provoca crimes e a impunidade os multiplica.O Brasil está cheio desses pequenos transgressores
sores
Assinar:
Postagens (Atom)